sábado, 6 de novembro de 2010

Conversando com Simone Guimarães

Composição do pincel

O pincel é formado anatomicamente pela Ponta ou Cabeleira, Virola e Cabo.




As CERDAS são os fios colhidos do porco ou javali, eles são identificados pela finalização da extremidade em duas ou mais pontas.
Determinamos a origem das cerdas, de animais que se protegem das variações climáticas, através de uma camada de gordura ou do próprio couro. São bastante resistentes e indicadas para diversos tipos de tinta, sua coloração branco natural, branco alvejado ou gris.Indicadas para pintura em tela, tecido, como também para aplicação de fundo em diversos materiais. Também são conseguidos efeitos especiais como: pinceladas demarcadas, estriamentos, texturas com massa, pátina, decapê e outros recursos.
Os PÊLOS são fios colhidos de animais que utilizam o seu volume para a proteção das variações climáticas.Com várias colorações, são indicados para uso com diversos tipos de tintas. Dependendo do animal, possuem maior ou menor flexibilidade, como também espessuras variadas e diferenciação na porosidade.
Exemplos de alguns tipos de pêlos:Pônei: Pêlo suave, macio e de grande porosidade. Indicado para tintas aguadas e suavização de pinceladas.
Orelha de boi: Pêlo suave, flexível e resistente, de ótima precisão no traço.Indicados para diversos tipos de tintas.
Marta ou Zibelina: Pêlo suave, flexível e com ponta cônica prolongada, definindo os traços com maior precisão. Coloração em tons vermelhos é colhido da cauda do animal devido ao prolongamento dos fios. Indicado para diversos tipos de tintas, na ilustração da pintura e acabamento.
Esquilo: Pêlo suave, flexível e de grande porosidade, com ponta cônica prolongada, promovendo traços precisos e contínuos. De coloração variada, é colhido da cauda do animal atingindo os maiores registros de comprimentos de pêlos. Indicado para uso com tintas aguadas e suavização de pinceladas.


FILAMENTOS SINTÉTICOS: a tecnologia de hoje produz uma variedade de tipos e qualidades de fibras sintéticas. A palavra nylon é usada como um termo genérico para fibra sintética. Filamento sintético é um poliester, um tipo de nylon melhorado chamado TAKLON.
Estes fios podem ser tingidos e não tingidos (branco), e podem ser feitos numa variedades de espessuras.
O Taklon tingido é mais suave e segura um pouco mais de água no pincel. Pincéis sintéticos são recomendados para uso com tinta acrílica. Não possuem uma estrutura celular animal que pode reter tinta e outros líquidos, por isso fica fácil de limpar.
Acrílicos e pêlos naturais são opostos em PH. Eles podem estragar o pêlo natural num trabalho longo. Fio sintético é menos propenso a quebrar.
Pincéis naturais ou sintéticos estão disponíveis em uma ampla gama de qualidade, o sintético oferece uma escolha mais econômica. Mas não esqueçam, adquiram o melhor pincel que o seu bolso permita, seja ele natural ou sintético. O Pincel é a ferramenta que vai definir a qualidade do seu trabalho.

VIROLA: As virolas são cintas metálicas que unem a ponta ao cabo. Podem ser de alumínio polido,latão cromado ou niquelado, aço niquelado, plástico e outros materiais. No geral tem a forma cilidrica com a finalização cônica em uma das extremidades para a montagem da ponta e definição do número do pincel. É a estrutura central do pincel que define o formato ancorando a ponta ao cabo.
Semana que vem, falaremos sobre o CABO e os formatos dos pincéis.

Até lá.

Simone Guimarães

Nenhum comentário: