quinta-feira, 28 de outubro de 2010

REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR (3 Rs muito importantes!)

REDUZIR significa consumir ou comprar menos. Reduzindo-se o consumo, diminui-se a quantidade de lixo. Por exemplo, a substituição de pratos e copos de plástico descartável por outros de vidro é um exemplo de redução de consumo, pois, sendo de material durável, esses objetos são descartados apenas quando quebram. Por isso, a substituição contribui para a redução na produção de lixo. Consumir menos também significa evitar desperdícios e comprar apenas o necessário.

REUTILIZAR é dar mais de um tipo de uso a certos objetos ou usá-los mais de uma vez. Por exemplo, as garrafas de vidro devolvidas aos pontos de revenda são encaminhadas às fábricas, que promovem a limpeza para a reutilização como embalagens de bebidas. Doação de roupas e de brinquedos em condições de uso é outro tipo de reutilização de materiais.

RECICLAR é reaproveitar os materiais que podem ser devolvidos às fábricas para novo tratamento. Mas a reciclagem tem certo custo econômico, pois envolve, por exemplo, consumo de energia e pode trazer problemas ambientais. É o caso do alumínio, um material reciclável: latas de alumínio exigem banhos com ácidos, que podem poluir o ambiente. Por isso, a reciclagem deve ser encarada como um recurso quando não for possível a redução e a reutilização de produtos.”

(BARROS, Carlos e PAULINO, Wilson Roberto. “Ciências: o meio ambiente”. 73ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2007, p. 229-230).

Um comentário:

Anair Porto disse...

Nossa quanto eu estou aprendendo com voces!!! Eu já era adepta da reciclagem mas agora vejo novas maneiras de reaproveitar muita coisa.
Vou começar a guardar tudo que eu puder para transformar em coisas lindas.